4 Dicas para criar bons hábitos na hora de se alimentar

bons hábitos

Há anos que profissionais das mais variadas áreas estudam como criar bons hábitos não só alimentares, como inúmeros outros.

Um repórter chamado Charles Duhigg, por exemplo, escreveu dois livros inteiros sobre o assunto, sendo “O Poder do Hábito” o mais conhecido.

Atualmente, diversos coachs e até mesmo psicólogos estudam e aplicam técnicas relacionadas aos hábitos para auxiliar diversas pessoas.

Felizmente, é possível desfrutar dos mesmos benefícios sem ter um auxílio profissional, o que não reduz a sua importância.

Para criar bons hábitos na hora de se alimentar, confira a seguir cinco dicas que separamos para te ajudar neste processo.

Defina horários

A base para controlar o que come, criar bons hábitos e ter uma alimentação mais saudável é estabelecer horários.

Em uma simples definição, hábito é aquilo que se faz com uma certa frequência, normalmente de maneira inconsciente, ou seja, você executa sem pensar.

Diversas pessoas tendem a comer quando se sentem ansiosas, por exemplo, isso é um hábito que ela possui e costuma não notar ou controlar.

Contudo, se tivesse um horário definido para comer, poderia dizer a si mesma que ainda não está na hora e postergar tal vontade, eliminando esse hábito ruim.

Beba mais água

Beber água é algo tão importante que foram criados aplicativos com a única função de lembrar as pessoas disso.

Por mais bobo que pareça, tente sempre ter uma garrafa de água por perto. Com esse simples gesto, perceberá como irá naturalmente beber mais água.

Os benefícios são diversos e dariam um artigo específico, pois a água está envolvida em praticamente todas as reações que ocorrem dentro de nosso corpo.

Diminua ou elimine o açúcar

Tudo aquilo que é industrializado tende a ter uma alta quantidade de açúcar e nosso corpo acaba se viciando tal qual a nicotina dos cigarros.

De forma lógica, o efeito da “abstinência” de açúcar não é tão forte quanto o da nicotina. Ainda assim, os benefícios ao reduzi-lo ou eliminá-lo são incríveis.

Redução do risco de problemas cardíacos, cáries, diabetes, melhora no humor, maior disposição, dormir melhor… os efeitos positivos são incontáveis.

Para desenvolver esse hábito, comece reduzindo a quantidade de açúcar que consome naturalmente.

De início, o gosto das coisas irá parecer horrível, mas calma, isso se ajusta com o tempo e você passa a desprezar o açúcar de forma natural.

Além disso, essa simples mudança irá te auxiliar a criar bons hábitos em todas as áreas da sua vida, haja vista os seus benefícios.

Substitua os refrigerantes

Essa dica vai de encontro com a redução do açúcar, haja vista que os refrigerantes possuem uma quantidade imensa e nada saudável dele.

Geralmente, o que nos faz escolher refrigerantes ao invés de sucos naturais é a praticidade de consumo. Quando queremos beber algo, basta abrir a garrafa, colocar no copo e pronto.

Para um suco natural, o processo é um pouco mais custoso, pois é necessário prepará-lo na hora.

Todavia, o retorno desse esforço é mais do que compensatório e em poucos dias você começa a desfrutar dos benefícios disso.

Para criar bons hábitos como este, a medida mais radical e efetiva é não ter refrigerantes por perto. Assim, sempre que quiser beber algo terá que preparar um suco natural.

Assim que conseguir pôr essas dicas em prática e criar uma rotina, nunca mais irá querer voltar aos hábitos antigos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *