Imunidade: Os 4 alimentos que elevam a imunidade do organismo

A nossa imunidade é um importante sistema de defesa contra todo tipo de doença oportunista. Gripes, resfriados e até enfermidades mais graves como o câncer, podem ser combatidas quando a imunidade está alta.

Mas nem sempre estamos bem assim. É muito comum nos dias atuais, com alimentação variada e nada saudável, além de uma vida sedentária e com pouca exposição solar, sermos alvo de inúmeras doenças.

Entre elas, o novo Coronavírus está se disseminando mundo afora e um dos motivos de matar tantas pessoas e acometer outros com certa gravidade, é justamente a baixa imunidade. Para não ser atingido por este mal do século, daremos algumas dicas dos 4 alimentos mais eficientes para elevar sua imunidade nas alturas!

Laranja e frutas cítricas

Conhecida por ter uma alta quantidade de vitamina C, a Laranja é saborosa, tem uma boa variedade para todos os gostos e deixa o organismo mais resistente contra vários tipos de doença.

Além dela, limões, abacaxi e acerola, são exemplos de frutas cítricas de grande importância quando o assunto é imunidade. Uma das melhores formas de consumi-las é in natura, porém pode ser feito sucos e doces como compota, que mantém a qualidade do alimento sem abrir mão de seu valor nutricional.

Vegetais escuros

Brócolis, espinafre e couve são exemplos de vegetais de cor verde escura e que são ótimos para deixar a imunidade lá em cima. Vegetais escuros possuem ácido fólico, importante repositor de glóbulos brancos, células de defesa de nosso organismo.

Além disso, esses vegetais possuem cálcio, importante nutriente para os ossos e fundamental para pessoas que não bebem leite, por exemplo. Faça uso desse tipo de vegetal em cozidos e refogados, e também in natura em apetitosas saladas com outros vegetais.

Alimentos com zinco e óleos naturais

O zinco é outro importante nutriente que fortalece nosso sistema de defesa, e ele pode ser encontrado em alimentos como lentilhas, feijões, ervilha e grão de bico. Esses alimentos para serem consumidos, geralmente devem ser cozidos, o que enriquece e mantém os nutrientes.

Já os alimentos conhecidos como oleaginosas, são aqueles que possuem gordura, mas não aquela nociva ao organismo, e sim a saudável. Esse nutriente é encontrado em castanhas como amêndoas, amendoim, nozes e até em alguns grãos como o girassol e milho.

Para combater o novo coronavírus, esses alimentos são importantes principalmente para os idosos, pois dão um reforço extra na imunidade dessas pessoas, hoje os mais suscetíveis a apresentar complicações por conta da doença.

Gengibre e Pimenta

Gengibre e Pimenta

Ainda que muitas pessoas não sejam muito fã desses alimentos, o Gengibre e a Pimenta fazem uma enorme diferença quando o assunto é imunidade. O Gengibre é conhecido por ser um eficiente antioxidante que reforça a imunidade e por ter gosto forte e ação bactericida e anti inflamatória, é eficaz contra gripes e infecções na garganta.

Já a Pimenta também possui antioxidantes importantes para o organismo, além de ter betacaroteno ou vitamina A, que protege o corpo contra inflamações e infecções e deixa a pele mais firme e com a melanina em equilíbrio, principalmente nos períodos mais quentes da estação.

Aprenda mais sobre  Nutrição

Para entender melhor o mundo da alimentação e quais as mais eficazes para fortalecer a saúde, conhecer sobre cada um é fundamental. Melhor ainda, é fazer desse conhecimento uma profissão, por isso para conhecer um pouco mais da profissão faça um curso livre de Nutrição Básica.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *