Panqueca doce: história, variações e receita

A panqueca é uma receita originalmente estadunidense, no entanto os brasileiros também a adotaram e hoje criam uma grande quantidade de variações para o prato. Além de deliciosa, essa guloseima também não possui grandes teores de gordura,ou de carboidratos como os pães por exemplo, sendo levados em conta os demais alimentos consumidos por cada um.

Vamos contar um pouco da história deste prato, as diversas variações que existem nela ao redor do mundo, além, é claro, quedaremos uma excelente receita de panqueca doce para que você possa aproveitar esta delícia de variadas formas.

A história da panqueca

A panqueca é, como muitos historiadores chamam, um prato autóctone da Europa, pois existem relatos das primeiras panquecas na frança, À cerca de 9 mil anos atrás. Alguns dizem que ela nasceu da tentativa ou do acidente onde um mingau foi derramado em um tipo antigo de panela, e então frita.

Sendo assim, existem várias receitas diferentes das panquecas ao redor do mundo. Podemos, por exemplo, comparar as panquecas europeias com os pães sírios, com as tortilhas mexicanas e ainda traçar correlação com os waffles, sendo todos eles versões doces e salgadas de passas arredondadas fritas.

Sendo uma receita tão diversificada, a forma de comê-la também varia. Existem receitas em que as panquecas são servidas com recheios, de forma similar às panquecas salgadas que tanto conhecemos aqui, mas a que realmente ficou famosa e muitos desejam imitar são as famosas panquecas estadunidenses, muito mais grossas do que as nossas e consumidas com melaço por lá. Já o Canadá, por exemplo, a cobertura tradicional da panqueca doce é o conhecido xarope de bordo, conhecido como o produto mais típico do pais.

O Brasil, por ter a tapioca como prato correlato, acaba assimilando a panqueca doce mais fina como a sua mais comum e criando uma variedade enorme de recheios.

Aprenda a fazer panqueca doce conosco!

Além de saborosa, a panqueca doce é fácil de ser feita, sendo assim é necessário apenas o seguimento correto da receita, para que o resultado seja conforme o esperado. Lembrando que é de grande importância não substituir os ingredientes por outros parecidos, pois o preparo é todo planejado em cima de cada item.

Abaixo segue a receita completa da receita, lembre-se de seguir a risca o processo, assim tudo sairá conforme o esperado.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 ovo
  • 2 xícara de chá farinha de trigo
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
  • Manteiga (para untar a frigideira)

Modo de Preparo

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar uma massa homogênea
  2. Coloque manteiga numa frigideira até derreter coloque um pouco da massa e frite dos dois lados
  3. Coloque a cobertura que desejar (cereja com leite condensado, brigadeiro, beijinho de coco, creme de leite com morango, doce de leite com amendoim).

Espero que tenham gostado dessa receita e que possam usufruir de um prato bastante saboroso. Convide os amigos e a família para saborear essa guloseima, com certeza todos irão adorar e certamente pedirão a receita.

Bem pessoal, esperamos que tenham gostado dessa super receita ok?

Bom apetite, e continue conosco para mais receitas e dicas!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *