Conheça dicas para uma decoração oriental incrível

Tempo de leitura: 7 minutos


Inspirações com base no design de interiores asiático é uma aposta acertada! C

Há sempre quem tenha o desejo de decorar sua casa e fugir do simplismo. No caso da decoração com itens inspirados no mundo oriental, as opções são as mais variadas possíveis, sendo adequadas tanto para casas existentes nos grandes centros urbanos quanto qualquer imóvel de chácara ou mesmo praia, como por exemplo imóveis em Florianópolis.

Do estilo próprio japonês ao uso de cores marcantes chinês, é importante ressaltar que a decoração oriental não se resume a apenas estas duas tradições! Conceitos coreanos, bem como indianos, tailandeses, filipinos, dentre tantos outros países importantes no cenário asiático brindam à cultura ocidental a possibilidade de uso de itens de grande valor decorativo e que possuem, fundamentalmente, uma história muitas vezes milenar.

Confira então, algumas dicas que separamos para você que é um entusiasta ou descendente oriental e que gostaria de decorar algum cantinho de seu escritório ou casa de um modo original, focando em conceitos orientais! Acompanhe!

Dica 1. Use objetos orientais, especialmente os comprados em viagens

O uso de objetos orientais em imóveis, como as estátuas de Buda ou de Jade, algum tipo de pintura de rolagem asiática, itens como chapéus orientais fixados em paredes ou dispostos em modo decorativo, além de um ou mais divisores de quarto no estilo shoji podem ser ótimos itens decorativos. Além disso, você pode usar itens que tenha garimpado em alguma viagem, como livros, souvenir, além almofadas em tons de cobre e alguns adereços variados! Por meio de objetos grandes ou pequenos, você poderá inserir, de forma simples, conceitos de decoração oriental ao redor de ambientes de sua casa ou ambiente empresarial. Eles a caracterizarão pela robustez e personalidade que exprimem, algo que sem dúvida alguma chamará muito a atenção e  despertará a curiosidade de seus visitantes ou clientes.

Dica 2. Capriche ao escolher as cores de base de sua decoração

Você sabia que a base da decoração oriental tem como centro a inspiração em cores da natureza? Pois então! Quem sabe este não seja uma ótima justificativa pra caprichar na hora de decorar apartamentos em Floripa!

A sabedoria oriental busca, por meio do design, imitar e reinterpretar os tons naturais existentes em paisagens e animais, de modo a possibilitar ao ser humano a oportunidade de se integrar e de se harmonizar com o espaço onde vive.

Desse modo, opte por decorar um quarto ou uma sala de estar focado num estilo oriental utilizando-se de cores de base neutras, como o bege suave, um azul mais clarinho ou, até mesmo, um tom cinzento – que tornará o espaço elegante e muito, mas muito harmonioso quando for decorado.

Dica 3. Opte por cores secundárias vibrantes

Depois de pensar na cor padrão, é necessário também deixar a tradição orientar se expressar! E aqui podemos afirmar com precisão: a decoração oriental prima pela atração e por tudo o que possa ser vibrante. Cores como o vermelho e o roxo são sempre boas apostas. E, se você pretende tornar sua decoração com um toque mais luxuoso, use sutilmente misturas de tons pretos e dourados, pois são cores que garantem muita requinte a um espaço!

Dica 4. Priorize a harmonia e o equilíbrio

Além da harmonia entre as cores que você vai usar em sua decoração, é necessário que equilibre também texturas e a energia do local. Por isso, ao decorar apropriando-se da cultura oriental, entenda que itens da natureza devem fazer parte do ambiente de maneira sutil: use pedras naturais, aposte em pisos de madeira, opte por cortinas feitas com bambu. Estes itens darão um toque de harmonia e zelo ao local, garantindo-lhe conceitos como conforto e originalidade.

Dica 5. Escolha um cantinho para ter som de água

Não importa o tamanho e nem o volume. Separe um espaço num cantinho da sua casa ou mesmo a recepção de seu escritório para expor uma fonte de água! Se for do seu agrado, para potencializar uma atmosfera oriental, incremente a decoração com a exposição de velas, também de incenso e, se houver a possibilidade, de árvores em estilo bonsai… O importante a saber é que a água significa vida, continuidade, purificação. Então, usá-la num ambiente com decoração oriental terá como objetivo proporcionar uma atmosfera de equilíbrio, contato com a natureza e consigo mesmo.

Dica 6. Permita-se usar uma fusão de estilos

Ousar é fundamental. E, ao realizar a fusão de vários estilos, você estará mais inculturado às peculiaridades da decoração oriental.

O estilo japonês é naturalmente simples, minimalista e o que mais se aproxima da natureza. Uma decoração tradicional japonesa é muito mais expansiva, recebendo destaque com o uso das cores vermelhos régio, ouro pródigo, jade e tons de roxo em pelúcia.

Já o estilo indiano é colorido, ousado e celebra a vida, apresentando motivos tradicionais e ícones culturais. O estilo asiático caracteriza-se pelo uso de peças de arte e tecidos indianos. Na dúvida… experimente uma fusão destes estilos.

Enquanto o estilo oriental japonês apresenta linhas retas e bem definidas, perfeitas para os apaixonados por uma decoração minimalista que busca equilíbrio e valoriza um espaço com muita sofisticação, o chinês usa e abusa de elementos têxtis e de cores vibrantes.

Já os objetos em madeira trabalhada compõem um estilo oriental mais místico e rústico, uma decoração que é característica dos países do sudeste asiático como a Tailândia e a Indonésia. Para ter este estilo destacado nos ambientes da casa, basta expor alguns elementos decorativos de bambu, madeira, fibras naturais e complementá-los com itens decorativos em tecido têxtil com cores vibrantes ou quentes.

Entretanto, se desejar alguns pontos de interesse para trabalhar itens minimalistas, opte por inserir alguns elementos decorativos como pássaros, leques, almofadas, bambu, entre outros elementos tradicionais orientais.

7. Esteja atento à iluminação

A iluminação oriental é um item que proporciona um ar de elegância a qualquer ambiente. Uma dica é que você procure iluminar seu quarto com um cordel de lanternas japonesas ou, quem sabe, expor velas aromáticas nem sua banheira! Para a sala de estar, que tal dispor num ponto de destaque um candeeiro marroquino? O fato é que, de todo modo, um projeto de iluminação oriental dará um toque étnico e um ar de decoração moderna com uma fusão cultural lindíssima ao seu imóvel. Vale à pena apostar neste item!

8. Foque em elementos fabricados em sintonia com o meio ambiente

Pode parecer óbvio, mas vale sempre lembrar: os asiáticos possuem um modo de pensar altamente evoluído em sua maioria e, por isso, sua cultura milenar prioriza um estilo de vida sustentável e orgânico! Por essa razão, foque em elementos fabricados por empresas que se preocupam com a proteção do meio ambiente na hora de adquiri-los. Itens como pedras polidas, algumas incríveiscortinas de bambu, tatames e futons para dormir, além de vasos para ornamentos podem ser ótimos exemplos de produtos alinhados a conceitos de sustentabilidade. Eles certamente trarão uma ótima vibração para seu ambiente decorado!

9. Aromas orientais

Por fim e não menos importante, que tal ousar um pouco mais? Na hora de receber algum visitante especial ou um momento mais íntimo, vale a pena munir-se dos aromas orientais. Em alguns casos, aqueles mais intensos são sinônimos de sedução. Mas há também os que trazem bons fluídos, limpeza espiritual e energia para o trabalho. Seja qual for seu objetivo, ter como itens decorativos que podem ser em alguma ocasião utilizados faz de velas aromáticas, incensos de sândalo e alguns estilos de flores de cerejeira, por exemplo, ótimos itens para se ter por perto!

Agora que você pode conhecer um pouco mais das possibilidades de decoração com itens orientais e suas características, que tal colocar sua criatividade para funcionar e pensar naquela tão sonhada reforma da sua casa ou ambiente de trabalho? Depois, conte aqui pra gente como foi! Aproveite que acompanhou nossas dicas e não deixe de postar esta matéria em suas redes sociais! Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *