Os doces mais populares do Japão

Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça os doces mais populares do Japão

Os doces japoneses têm variações incríveis. Desde sobremesas tradicionais, até doces com um estilo ocidental, o Japão têm uma grande variedade de delícias para oferecer.

O povo japonês tem um grande apreço por sobremesas e, mesmo antes de o açúcar se tornar amplamente disponível no país, já haviam diversos alimentos doces populares. Com receitas únicas, repletas de ingredientes acessíveis, os Japoneses desenvolveram doces únicos, com sabores peculiares.

doce asiático

Com ingredientes como arroz e feijão doce, incomuns para os ocidentais, no Japão é possível encontrar doces deliciosos que agradam todo tipo de paladar. Inclusive existem receitas em que usam feijão para fazer brigadeiro gourmet. Por isso, separamos uma lista com algumas das sobremesas mais populares no país:

1 – Parfait
Com origem francesa, esta sobremesa foi adaptada ao paladar japonês. Sobremesa muito popular, a Parfait é feita, basicamente, com camadas de sorvete, granolas, chantilly, cobertos com frutas frescas. Porém, existem muitas variantes, podendo ser acrescentados: biscoitos, bolos, waffle e variados doces tradicionais japoneses.

2 –  Castella
Tipo de bolo japonês feito à base de farinha, ovos, açúcar e mel, a Castella, ou kasutera em japonês, possui uma textura leve e firme. Além disso, seu sabor tem uma doçura bem suave. Especialidade tradicional de Nagasaki, embora fabricado por todo o Japão, este doce tem origem portuguesa.

3 –  Furutsu Sando
Diferentemente dos costumes ocidentais, no Japão existe sanduíche doce. Isso mesmo!  Feito com duas fatias de pão recheados com chantilly e frutas frescas como morango, kiwi, banana e manga, o Furutsu Sando, ou sanduíche de frutas, é um deleite doce muito popular no Japão.

4 –  Wagashi
O preparo do wagashi pode ser difícil e demorado, a maioria das pessoas o compra, ao invés de fazê-lo em casa. Doces tradicionais japoneses, que geralmente são servidos com chá, especialmente os tipos feitos de mochi, anko (doce de azuki) e frutas, o Wagashi é popular em todo o país.

Alguns exemplos são daifuku (mochi recheado com anko), dango (bolinho de arroz doce, geralmente espetado em um palito) e yōkan (sobremesa gelatinosa feita de azuki, ágar-ágar e açúcar).

5 –  Kohi Zeri
Kohi Zeri, conhecido como Coffee Jelly (geléia de café) em inglês, é um simples prato de geleia aromatizada com café preto e açúcar. Uma sobremesa japonesa muito comum, especialmente no verão. Este doce pode ser coberto com chantilly, sorvete de baunilha ou leite condensado.

6 –  Crêpes
No japão, é comum encontrar pequenas lojas de crepes japoneses. Em sua maioria, essas lojas possuem uma vitrine com dezenas de modelos de plástico representando o menu.

Há uma grande variedade de sabores de crêpes com coberturas que incluem:  frutas frescas, chantilly, chocolate, pedaço de bolo, nozes picadas e sorvete. Comidas de rua bastante casuais, eles são tipicamente enrolados em forma de cone e embalados em papel para facilitar o transporte.

7 –  Anmitsu
Feito de pequenos cubos de ágar-ágar, o Anmitsu é  servido em uma tigela com anko e frutas variadas. O anmitsu, geralmente, é servido com kuromitsu (xarope escuro) para ser colocado por cima antes de comê-lo.

8 –  Monburan
Sobremesa europeia composta basicamente de creme de castanhas e chantilly, o Monburan é extremamente popular no Japão.

9 –  Dorayaki
Uma espécie de panqueca japonesa, o Dorayaki pode receber vários recheios, sendo que os mais comuns são de creme e anko.

10 –  Taiyaki
Uma massa em formato de peixe recheada com diferentes ingredientes. É mais comum encontrar o Taiyaki com recheio de anko e creme.

Qual é o seu doce Japonês preferido?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *