Como Fazer Arroz Para Sushi

Tempo de leitura: 5 minutos

O grande mito

Existe por aí um grande mito relacionado a pergunta tão comum de como fazer arroz para sushi. Muitos acham que é muito difícil, porém com as quantidades certas qualquer leigo no assunto pode acertar. Por meio deste artigo, apresentaremos uma forma prática de preparar o arroz. Acompanhe as dicas e lembre-se, o mais importante é medir com muita calma para que o seu arroz fique no ponto.

Como fazer arroz para sushi – o molho

Antes de manipular o arroz, é bom deixar o “tempero” pronto e descansando. O molho su é uma mistura usada para temperar o arroz. É esta preparação a responsável pelo sabor agridoce do arroz. O procedimento é bem simples, basta misturar todos os ingredientes na panela e ligar no fogo médio. Neste procedimento o ideal é você mexer a todo instante, para que o açúcar dissolva bem. Não precisa esperar até ferver, o ideal é desligar antes. Apenas o calor é necessário para que o açúcar dissolva de forma homogênea na mistura. Você vai perceber que o açúcar se dissolveu, quando a mistura não estiver com aspecto esbranquiçado. Desligue o fogo e deixe esfriar. Segue abaixo a receita:

  • Vinagre de arroz 150 ml
  • 3 colheres de açúcar (sopa)
  • 2 colheres rasas de sal (sopa)
  • 50 ml de sake mirim

A Preparação Do Arroz

Agora que você já tem o molho su pronto, pode iniciar a preparação do arroz. As medidas para a preparação são, normalmente, um para um e meio. Ou seja, 1 kg de arroz para 1,5 litros de água. Digo normalmente, porque varia do tipo de arroz, sendo que alguns possuem mais ou menos amido. Vamos usar arroz do tipo japonês. Você encontra este arroz no mercado ou em lojas especializadas. Também pode comprar pela Loja Online Konbini, que é uma maneira prática de ter os ingredientes em sua casa.  Lembrando, você verá muitas pessoas falando sobre como fazer arroz para sushi na internet. Então, o ideal é você testar. Faça uma pequena quantidade pesando com todo o cuidado cada ingrediente. Assim, quando você fizer em maior quantidade, não terá nenhum problema. 

Retirando As Impurezas Do Arroz

Este processo é para tirar o excesso de amido do arroz. Você deve colocar o arroz em um recipiente e deixar encher água da torneira até o topo do nível de arroz. Aqui é importante manipulá-lo com delicadeza, para não quebrar os grãos. Use a sua mão em formato de “coroa” em movimentos circulares para “lavar” o arroz. Faça isso durante 30 segundos. Em seguida deixe escorrer em um escorredor de macarrão mesmo. Repita o processo de 3 a 5 vezes ou até que a água após a lavagem saia quase transparente.

Cozinhando O Arroz

Após a última lavagem, deixe escorrer bem a água do arroz. Isto, para que você não tenha excesso de liquido durante a cocção. Agora pode virar o arroz em uma panela. Esta panela deve ser de preferência de material anti-aderente. O mais importante é que você nunca coloque muito arroz em uma panela pequena. O ideal é que o nível de arroz cru, seja 1/3 da altura total da panela. Use a seguinte medida como exemplo: 500 gr de arroz cru e 750 ml de água. Coloque a panela no fogo alto e tampe.

Agora você deve ficar atento, quando começar a ferver, baixe a chama para fogo bem baixo, para que o arroz não queime na base da panela e para que cozinhe de forma uniforme sempre com a panela tampada. O tempo cocção vai depender da quantidade de arroz que você está usando, mas normalmente desde o momento de fervura até secar a água e desligar o fogo, demora uns 15 minutos.

Fique sempre atento e evite tirar a tampa a todo momento. Você pode desligas a TV, evitar qualquer distração e ficar atento ao som da panela. Quando começar a ouvir uns “pequenos estalos”, significa que começou a secar. Tire a tampa e com uma colher chegue até a base da panela para confirmar que está seco ou quase seco. Nunca mexa no arroz neste momento. Apenas se confirmou que está quase seco, desligue o fogo e deixe com a tampa descansando durante no mínimo 10 minutos. Este tempo de descanso tampado é muito importante, por que vai garantir que o arroz cozinhe por completo, tanto na base quanto no topo.

Temperando O Arroz

Agora que você deixou o arroz descansar por alguns minutos, vire-o sobre um recipiente de plástico. Por que plástico? Porque plástico não é condutor de calor, diferente do aço inox, alumínio, etc. Sendo assim, o recipiente não vai esquentar, dificultando o resfriamento. Também é importante que o recipiente seja grande o bastante para que o arroz não fique amontoado e possa evaporar o calor rapidamente.

Agora, use o molho su para temperar o arroz. Deve usar sempre o proporcional a 1/3 de molho su para arroz. Ou seja, se usamos 500 gr de arroz, vamos usar 160 ml de molho su. Espalhe bem o molho aos poucos e com uma colher mexa com muita delicadeza o seu arroz. Uma vez temperado deixe descansar e esfriar com um pano úmido por cima.

Agora que você sabe como fazer arroz para sushi, abstenha-se a alguns detalhes:

  • Existem dois tipos de arroz, de grão curto e grão longo. Use o que preferir, porém o de grão curto é mais comum no Brasil.
  • De preferência não coloque o arroz na geladeira, deixe tampado com papel filme em local fresco longe do chão, obviamente. O frio da geladeira resseca o arroz, fazendo com que perca sabor.
  • O tempo de validade deve ser no máximo dois dias
  • A quantidade de molho su varia. Neste post, aconselho uma quantidade que fica bem presente o sabor do molho su, porém você pode diminuir e deixar seu arroz mais suave, se preferir.

Se quiser aprender todo o método de preparação do sushi, pode ver aqui um artigo que escrevemos sobre o método completo.

E se gostou , compartilhe 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *